Considerando a Educação Cristã pautada no Comissionamento de Jesus à sua Igreja, precisamos nos dispor a uma ação integrada em toda nossa prática de vida cristã:

“ Indo, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os (…) ensinando-lhes a obedecer todas as coisas que vos ordenei… (Mt. 28:19-20)

O Ministério de Ensino na igreja é o instrumento dado por Deus para viabilizar o desenvolvimento do crente, sua maturidade e conseqüentemente sua capacidade de gerar frutos de qualidade.
A ação integrada entre os vários ministérios desenvolvidos na igreja devem resultar da consciência de que tudo o que acontece na comunidade cristã, passa pelo viés do ensino e da aprendizagem. Sendo assim, precisamos desenvolver uma prática dialógica em toda nossa ação; compartilhando sonhos, saberes, indagações, certos de que não é no fazer solitário e sim no fazer solidário que nos tornamos melhores e alcançamos de forma mais abrangente e significativa os ideais de Cristo para sua igreja. É na unidade do Espírito que experimentamos a completude de Deus em nós e na vida de qualidade da sua igreja em seus relacionamentos e fazeres. Portanto, vamos interagir mais, nos despojar de todo orgulho que tantas vezes impede que vejamos o quanto não somos independentes, Deus nos colocou no Corpo de Cristo com dons diversificados, na sua multiforme graça, nos fazendo interdependentes. Precisamos agir conscientes de nossa missão e da nossa incompletude, comprometidos com os valores do Reino, como Cooperadores de Deus, na restauração do homem e da sociedade em que estamos inseridos. Este é o alvo maior que precisamos perseguir, intervir no mundo como agentes de transformação, com o testemunho autentico do Evangelho em nossas vidas.
Vale ressaltar que nossa intervenção no mundo se dá no poder do Espírito Santo nos guiando em toda a verdade. A Palavra de Deus é a verdade. O nosso chamado é para “…fazer discípulos… ensinar todas as coisas que Ele já nos tem ordenado…” Prossigamos neste ideal seja qual for o nosso ministério, tenhamos em comum o ideal de Deus para nossas vidas como igreja do Senhor Jesus. Sejamos o instrumento de Deus para a transformação desta sociedade tão corrompida pelo pecado. “ Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo. Nele o corpo inteiro, bem ajustado e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a atuação de cada parte, efetua o seu crescimento para a edificação de si mesmo em amor.(Ef. 4.13,16)

Este Ministério é responsável de assegurar à Igreja a pureza de doutrina neotestamentária, mediante seleção e/ou elaboração da literatura a ser utilizada na EBD (Escola Bíblica Dominical)  evitando dessa maneira quaisquer desvios doutrinários.